6 de jan. de 2018

PROIBIÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE PÁSSAROS COM ANILHAS DE ALUMÍNIO PARA OUTROS ESTADOS



DBFLO –Diretoria de Biodiversidade e Florestas
CGFAP–Coordenação Geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros COCFP –Coordenação de Geração de Conhecimento Faunísticos e Pesqueiros


AVISOS E COMUNICADOS SISPASS Nº 001/2018

CARÁTER: PÚBLICO

EMENTA: PROIBIÇÃO DO TRÂNSITO INTERESTADUAL DE AVES PORTADORAS
DE ANILHAS DE ALUMÍNIOCOM A GRAFIA “IBAMA”
.
Senhores usuários,

Visando a melhoria da gestão do uso da fauna brasileira, o Ibama vem gradualmente aprimorandoo modelo das anilhas que são utilizadas para marcação dos passeriformes na criação amadorista. Tendo em vista a facilidade de alargamento conferida às anilhas que eram fabricadas em alumínio, tal material foi considerado inadequado para a marcação de passeriformes criados de maneira amadora, pois possibilitava a ocorrência de fraudes pela inserção de anilhas alargadas no tarso de pássaros adultos capturados irregularmente na natureza e/ou oriundos do tráfico. Assim, no intuito de promover segurança no monitoramento e controle da atividade pelo órgãos governamentais competentes foi publicada a Instrução Normativa nº 14, de 28de dezembrode 2017, que determinou a proibição do trânsito interestadual de aves portadoras de anilhas de alumínio com a grafia “IBAMA”a partir de 31 de dezembro de 2017.

Atenciosamente,
–COFAP
DBFLO / IBAMA SEDE Brasília, 02de janeiro de 2018.
Coordenação de Monitoramento do Uso da Fauna

e Recursos Pesqueiros

2 comentários:

  1. Bulu como eu Faço para adquiri um filhote do coleiro tamborete..me informar por favor...

    ResponderExcluir
  2. hoje ainda é permitido fazer transferência de curio com anilha de alumínio fechada do ibama para outro criador amador do mesmo estado.

    ResponderExcluir