DICAS

AQUISIÇÃO DE COLEIROS 


Muitas pessoas têm curiosidade de saber como devem proceder para ter um Coleiro. Há duas formas de você ter um Coleiro em conformidade com a lei:


1º) - Comprando de um Criador Comercial:

Neste caso, o interessado deve procurar um criador comercial, autorizado pelo IBAMA. Alguns criadores vendem várias espécies. Outros só vendem uma determinada espécie. O interessado deve procurar por um criador comercial que venda Coleiros.

Criadores comerciais são criadores que estão autorizados a vender pássaros silvestres. São as únicas pessoas/instituições que podem fazê-lo.

A ave adquirida é passada ao comprador com uma nota fiscal (que é a prova de que o animal foi comprado em conformidade com a lei).

Nesta nota fiscal deve constar o número da anilha que a ave traz em sua perna (assim é possível provar que
aquela nota fiscal corresponde àquela ave).

Geralmente os criadores comerciais estão preparados para enviar seus pássaros para todo o Brasil; então as distâncias não representam um problema. Eles têm estrutura para mandar seus pássaros para compradores em qualquer lugar do território nacional.

2º) - Ser um Criador Amadorista e Receber uma Ave Transferida de um Outro Criador Amadorista:

O interessado deve efetuar o pré cadastramento via internet no site do IBAMA e depois comparecer ao IBAMA com seu CPF, seu RG, e um comprovante de residência. Também deve pagar uma taxa de anuidade estabelecida pela instituição.

Lá, ele vai se cadastrar no Sispass. Uma vez cadastrado, ele vai poder receber e transferir aves silvestres, com transações realizadas via internet. Estas transações via internet acontecem da seguinte forma:

O interessado deve encontrar um outro criador que também tenha o cadastro do Sispass (e que queria transferir um de seus pássaros).

Desta forma, o criador que está oferecendo a ave irá entrar no sistema, selecionar a ave em questão e enviar uma ordem de transferência.

O criador que está recebendo a ave deve entrar no sistema e enviar uma ordem de aceitação. Desta maneira, o pássaro que antes pertencia ao primeiro criador passa a pertencer ao segundo.

Basta que eles se encontrem e que o novo dono pegue a sua ave. O pássaro também pode ser enviado de avião, mas nestes casos os processos são bem mais complicados.

Alguém pode ficar curioso e perguntar se existem pessoas que transferem pássaros de sua própria criação para um outro criador (conforme exposto nas linhas acima). Estas transferências acontecem aos montes, todos os dias. Mas elas custam. Quem oferece aves cobra para transferi-las (e quem recebe as aves paga o preço estipulado).

Em teoria, estas transferências não deveriam envolver dinheiro, pois o IBAMA proibe os criadores amadoristas (Sispass) de comercializarem suas aves. Somente os criadores comerciais estão autorizados a fazê-lo. Mas a verdade é que quase ninguém oferece aves gratuitamente para que um outro criador as receba.

Não se discute aqui se esta relação de compra e venda que se estabeleceu entre os criadores amadoristas está certa ou errada. Aos olhos das leis brasileras, ela não é legítima; mas parece que os próprios criadores entendem esta dinâmica como justa diante do trabalho e da dificuldade que envolve a reprodução de uma ave em cativeiro.

Para efeito de orientação, recomenda-se que os criadores amadoristas usem termos como "transferir" e "receber" quando forem falar de seus pássaros. Termos como "comprar" e "vender" não devem ser utilizados (pois estão em desacordo com a lei apesar de expressarem a real intenção de ambos).

LINK DO REGISTRO IBAMA




LISTA DE CRIADOUROS COMERCIAS

CRIADOURO TMS 
RESPONSÁVEL: Toni 
 TEL: 11-4177-1732 
CELULAR: 11-9600-9079
E-MAIL: Tonitms@uol.com.br 

CRIADOURO BURITI 
http://criadouroburiti.com.br/especial-promocao-coleiros-machos

CRIADOURO NINHO DOS COLIBRIS 
http://ninhodoscolibris.com.br/venda.htm

CRIADOURO BUTIA 
http://www.criadourobutia.com/criadouro.html

CRIADOURO MANEJOS DOS PÁSSAROS 
http://www.criadouromanejodospassaros.com.br/index.htm

CRIADOURO PICININI 
http://www.criadouropicinini.com.br/passaros.html

CRIADOURO LAGOPAS 
http://www.lagopas.com.br/crbst_1.html

CRIADOURO RECANTO DAS AVES 
http://www.recantodasaves.com.br/aves/index.htm

CRIADOURO ESTÂNCIA TAMAVITA 
http://www.tamavita.com/#!

CRIADOURO BICHO DO MATO 
http://www.criadourobichodomato.com.br/

CRIADOURO SANTA ANNA 
http://www.criadouro-santa-anna.com.br/site/passaros.php

CRIADOURO CASA DO PAPAGAIO 
http://www.casadopapagaio.com.br/registro.htm

CRIADOURO BELA VISTA 
http://www.criadourobelavista.com.br/


COMO APRONTAR COLEIRO
Isso Varia de Coleiro para Coleiro, nem sempre o Manejo que serve pra um pode vim a servi para outro mesmo o outro sendo seu filho ou irmão. Mais o que eu mais uso é o seguinte: 
Primeiro de tudo é muito importante que o Pássaro tenho feito uma boa muda, tanto de Pena quanto de Bico, por quer isso? 
A grande maioria dos criadores pouco ligam para esse pequeno e grande detalhe que é a muda de bico. Se o coleiro sai da muda junto com a muda de bico eu o deixo começar a cantar com desenvoltura ainda dentro de casa, ai sim eu começo a dar Passeios bem cedo com ele, quando ele começar a dar ordem, ou seja, ficar com fogo de briga ao ver outro, ai eu coloco a gaiola da Fêmea á 2 metros de distancia de um para o outro com uma boa quantidade de sementes de Capim, Baquearias ou Folhas artificiais na gaiola da Fêmea de modo que em fez enquanto ela possa sumir na gaiola por alguns segundos deixando assim o Coleiro Louco.

COLEIRO NÃO SEGURA FOGO DE FÊMEA!!!

Você deve estar dando fêmea no momento errado, quando ele ainda se encontra zerado de fogo natural, quando o mais indicado é quando se percebe o coleiro já cantando bem com desenvoltura e com algum grau de ordem, ou seja, com fogo de briga ao vê outros coleiros.
Ou então dando fêmea para ele com muitos dias antes dos torneios deixando o mais de um dia com a fêmea ou vendo a, fazendo com que ele entre em processo de acasalamento e assim ele demarca território onde dentro desse território ele é o cara e quando fora dele ele fica frio. O mais correto é dar fêmea no Sábado pela manhã quando chega do passeio matinal, ou seja, (1) um dia antes do torneio!!!

Bulu Papacapim


Aprendizado Canoro

Aparelhos de Som e frequência das notas!!


Saudações amigos do Blog,



Como nesse periodo de muda de penas, novas aquisições de filhotes, bem como muitos filhotes fazendo a muda de ninho(entre 4 e 6 meses)

Repasso um pequeno resumo sobre a capacidade de aprendizado canoro dos passaros.

Posteriormente estarei publicando um artigo mais completo que adentra a questao do aprendizado dentro do ôvo ou nao e a sua relaçao com o entendimento do som e da musica como material ou metafisico(imaterial).

A compactação dos arquivos de áudio no formato MP3, podemos dizer ( de forma metafórica) deformam as ondas de vibrações sonoras alterando as frequencias Graves, médias e agudas do áudio. Por iss, nem pros pássaros nem pra uma analise musical, tecnica mais apurada eles servem.
Além disso, é importante ressaltar que, mesmo outros formatos de arquivos de áudio que nao alteram as frequencias como em wav, formatos salvos no cool edit,
reason,protus e Live, se nao forem utilizados em aparelhs de som com caixas que
suportem as frequencias, tambem nao terão o efeito positivo. Como sabemos, os Cts são ( dentre os pássaros canoros mais apreciados como: curios, bicudos,
coleiros, azulões) os que tem maiores variações de alturas de frequencias,
podendo ir de notas muito graves a notas extremante agudas, elém de umatimbragem " estridente", que se nao for num som com caixas apropriadas, surtirão
um efeito negativo na vetorização e encartamento dos filhotes.
Os Cts podem cantar entre 800 e 12.000 Hertz. Os curios entre 1.000 e 4.500
Hertz e os Bicudos entre 1.000 e 6.000 Hertz. Os aparelhos domesticos,
microsistens, caixas de compudador tradicionais apresentam sonofletores- alto
falantes graves e medios e twiters - que, em sua maioria, operam apenas entre
2.500 e 6.000 hertz. Assim, em tese não serveriam nem pra CTs, curios nem
bicudos.
Em 2007-2008 escrevi um artigo muito grande falando sobre as frequencias,
vibrações de onda, questinando a tese de que o pássaro nao aprende ainda dentro
do ovo e ate antes dos 4,5 dias de vida (fase nidicola) e so aprendem a partir
da fase dinifoga.
Apesar de estar direcionado para a refutação dessa tese, apresenta muitos
asaspectos importantes sobre o que ha de fisico atraves das notas musicais e
sons da natureza( canto dos passaros).
Esse artigo circulou nos grupos e vou procurá-lo e postar nos arquivos do
CTnordeste.
So pra finalizar, como temos medidas de peso (grama,KIlo, tonelada), Tempo
(segundo, minuto, hora...) Litro ( mililitro...) na musica tb temos tres
paradigmas de medida. São eles: 1-HERTZ ( frequencia e altura) o La da quinta
corda do violão, no diapazão tem 440hertz e é usado como referencia para tudo na
musica, 2- BITS( velocidade , baitas por minuto) 3- DECÌBEIS ( volume e
epotencia).
Por isso amigos, tentar vetorizar e encartar os ninhegos com caxinhas de
computador, aparelhos domesticos e arquivos em mp3 ou formatos inferiores, so
vai gastar energia eletrica, do criador e gerar perda de tempo.
Para esse proposito temos que recorrer a empresas especializadas como a TECTRON,
GRataner, entre outras, e pedir um aparelho que comporte as freuencias canoras
das especies que criamos.

Abraços!
Serafim-SSA-BA



Qual o Padrão da Gaiola de Torneio??
Os tamanhos variam entre: 33,0 á 36,0 cm de Altura, 36,0 á 39,0 cm de Comprimento, 19,0 á 22,0 cm de Largura, Modelo Carioca.


POLEIROS
Assim como uma boa alimentação, oferecer poleiros adequados pode ajudar ainda mais a saúde dos pés dos pássaros. É comum encontrar casos de aves com calos nos pés ou mesmo que contraíram fungos e sarnas e até mesmo pássaros com pés atrofiados devido ao tipo de poleiro utilizado na gaiola. Esse item muitas vezes é considerado de pouca importância para criadores amadores ou iniciantes, muitos deles não se preocupam em oferecer bons poleiros para seus pássaros.


Problemas causados por poleiros inadequados

Na natureza os pássaros usam os galhos das árvores como poleiro, e como todos sabemos as árvores possuem galhos não lineares com diversas espessuras e com vários tipos de revestimento natural, isso ajuda no exercício das articulações e circulação. Porém em cativeiro devemos tentar reproduzir esse tipo sensação.
Um poleiro muito grosso pode fazer com que os pássaros venham a entortar as unhas laterais e traseiras, e expondo-o a contrair o famoso chifre de carneiro nos dedos conhecido também como “esporão”.
Poleiros muito finos são ótimos para os pássaros dormirem, conhecidos também como poleiro de descanso ou dorminhoco. Existem alguns dorminhocos que já vem com uma tira de lixa na parte de baixo, esse modelo não é muito apreciado pelas aves para dormirem, pois dificulta o travamento da musculatura dos pés. O travamento da musculatura dos pés no poleiro pode ajudar no retardamento do crescimento das unhas, devido ao fechamento da circulação sanguínea.
Poleiros de uma só espessura podem afetar seriamente as articulações e músculos, pois não exercitam as juntas dos pés dos pássaros.

Poleiros ideais

Procure sempre variar a espessura e o acabamento dos poleiros, coloque 2 ou 3 tipos diferentes. Atualmente é fácil encontrar poleiros de vários tipos em lojas especializadas em pássaros, procure colocar poleiros frisados e lisos de espessuras entre 8 e 12 milímetros; um poleiro com lixa também pode ser colocado para ajudar a manter as unhas em bom tamanho.
Nunca coloque um poleiro em cima do outro e nem em cima de recipientes de alimentos, pois as fezes e sujeiras liberadas pela ave podem cair sobre eles facilitando a ingestão ou contato com bactérias que favorecem o aparecimento de doenças.
Devemos sempre observar se a ave esta conseguindo se apoiar bem nos poleiros se estes estão bem firmes e com os tamanhos e espessuras corretas, tudo isso pode influenciar na saúde do pássaro deixando-os cansados e estressados.

Tipos de poleiros:
Resumo

O poleiro deve ser bem redondo e a superfície deve conter ranhuras para facilitar a acomodação e evitar escorregamentos, não deve conter nenhum tipo de impureza, não deve ser feito de material frio e pouco poroso, nunca deixar um poleiro debaixo do outro, deve ser limpo e desinfetado constantemente e a altura dos poleiros deve permitir que o pássaro fique confortavelmente ereto.
Logicamente que existem casos e casos de criadores que utilizam outros tipos de poleiros como poleiros plásticos, revestidos com algum tipo de material emborrachado, poleiros com cavas para pássaros que já possuem problemas de calos, poleiros de materiais mais macios e etc.. Tudo isso deve ser analisado de caso para caso, porem quero através desse artigo alertar a todos os criadores que revejam seus cuidados com poleiros para que os pássaros possam ter o melhor cuidado possível, pois na natureza esses problemas são supridos como vimos no inicio, sendo assim por se tratar de pássaros de cativeiro tentar oferecer o mínimo de cuidados para que eles tenham a mesma sensação que na natureza, é o mínimo que podemos fazer.

Escrito por M.v. Jacqueline R. F. Cremoneze

COMO ENVIAR PÁSSAROS DE AVIÃO PARA OUTRO ESTADO

AOS AMIGOS QUE DESEJAM ADQUIRIR OU ENVIAR PÁSSAROS PARA OUTRO ESTADO DE AVIÃO O PROCEDIMENTO É ATÉ SIMPLES, BASTA ARRUMAR A DOCUMENTAÇÃO E DESPACHAR O MESMO OU IR RECEBER NO AEROPORTO MAIS PRÓXIMO  AQUI VAI O MODO DE FAZER: 

1- VOCÊ PROCURA A GOL OU TAM CARGO LINHAS AÉREAS DE SEU ESTADO, FAZ UMA PESQUISA POR QUAL VALOR VAI FICAR O ENVIO DA QUANTIDADE DE PÁSSARO QUE VAI MANDAR, VÊ QUAL DIA DISPONÍVEL PARA A VIAGEM E MARCA PARA ENVIAR, VC TERÁ QUE LEVAR O PÁSSARO ATÉ O TERMINAL DE CARGAS NA DATA MARCADA. 

2- PROVIDENCIE UM TRANSPORTE ADEQUADO PARA OS PÁSSAROS QUE TENHA LOCAL PARA BEBEDOURO E COMEDOR. 

3- PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO E ELE VAI DE DAR UM ATESTADO DE SAÚDE DO ANIMAL. ESTE ATESTADO VALE POR 72 HORAS. DEVE CONSTAR NO ATESTADO O NOME CIENTIFICO , VULGAR, ANILHA , SEXO E NASCIMENTO E CITANDO QUE O MESMO ESTEJA COM EXCELENTE SAÚDE E NENHUMA DOENÇA. DATA, ASSINATURA E CARIMBO DO MÉDICO. 

4- ENTRA NO SISPASS E IMPRIMA A TAXA DE TRANSPORTE INTERESTADUAL, HOJE ESTÁ EM R$ 21,00. É AQUELA GUIA QUANDO VAMOS PARA O TORNEIO EM OUTRO ESTADO. NELA CONSTA REMETENTE E DESTINATÁRIO QUE VAI OS PÁSSAROS. 

5- DE POSSE DO ATESTADO E DA GUIA DO SISPASS PAGA, VAI ATÉ UM ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO SEU ESTADO E TIRA A GTA - GUIA DE TRANSPORTE ANIMAL. 

6- OS AMIGOS ENTRAM NO SISPASS E COMBINAM A TRANSFERÊNCIA DO PÁSSARO , NO CASO AMADOR E CASO SEJA COMERCIAL ACOMPANHA A NOTA FISCAL. 

EM RESUMO MARQUE A VIAJEM NUM PRAZO DE 72 HORAS APÓS O ATESTADO MÉDICO, OS OUTROS DOCUMENTOS TIRAM NO MESMO DIA E AÍ VAI NO TERMINAL E ENVIA O PÁSSARO PARA SEU DESTINATÁRIO. 

HOJE É FÁCIL MANDAR E RECEBER PÁSSAROS POR AVIÃO, DETALHE, PÁSSAROS SÓ VIAJAM ANILHADOS, VIA SISPASS. 

GRANDE ABRAÇO, ESPERO TER AJUDADO. 

Preparando as Matrizes para Reprodução
No início do mês de AGOSTO inicia-se o manejo com a Calcificação dos pássaros fornecendo 20 gotas de Avitrin cálcio para 50 ML de água durante 3 dias consecutivos trocando a água todos os dias, para (Machos e Fêmeas) dá um descanso de cinco dias e começar a administrar um estimulante reprodutivo e  fertilizador aos pássaros como: 

(Fert Vit), (Suprema Vita E) ou (Nalyt Reprodução).

Retirar a banheira. Colocar sempre a disposição dos pássaros fonte natural de cálcio e mineral como Farinha de ostras, osso de siba (Osso de Baleia) e areia especial para pássaros. 


FERT VIT
TRATAMENTO COLETIVO: 
1 medida rasa = á (1g) para 200 ml de água = á (1/4 de um litro de água), ou = á (4 bebedouro de 50 ml) por 3 á 4 semanas ou até Fêmea aprontar (PEDIR GALA). 

TRATAMENTO INDIVIDUAL: 
0.25 (Miligramas) para 50 ml de água durante 21 dias, ou até a Fêmea aprontar (PEDIR GALA). 

SUPREMA VITA E
TRATAMENTO INDIVIDUAL: 
1 cápsula de Suprema vita-E em 50 ml de água no bebedor por 10 dias, descansar 5 dias repetir por + 10 dias, trocando a água todo os dias e retirando a banheira. 

OBSERVAÇÃO: 
Se a fêmea aprontar (PEDIR GALA) no meio do tratamento continuar com o tratamento ate o final. 

NALYT REPRODUÇÃO TRATAMENTO INDIVIDUAL:
1 Grama para cada bebedouro de 50 ml ou 50 grama de  
farinhada durante 14 dias, ou até a Fêmea aprontar (PEDIR GALA). 

NALYT REPRODUÇÃO TRATAMENTO COLETIVO: 

Diluir 10 gramas em 500ml de água ou em 500gm de farinhada, distribuir de forma uniforme durante 14 dias, ou até a Fêmea aprontar (PEDIR GALA). 

Manejo administrado no Criadouro Criadouro Criar & Amar. 

Criadouro Criar & Amara
Proprietário: Bulu Papacapim

Dicas para proteger Coleiros de ataque de gaviões
Vc devi evitar colocar em locais altos, em frete de Árvores ou embaixo. 
Se o local onde vc mora tiver muitos Gaviões vc só deverá colocar o pássaro na área externa quando estiver por perto ou próximo a janelas e portas não estando elas em locais altos sempre no térreo ou telar sua área de serviço ou varandas!!!!!!

5 comentários:

  1. mas a amigo eu posso fazer isso com qualquer femio ou maxo ou depende muito da ffibra dos passaros

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se esses criadouros são confiável.
    se eu comprar pelo sate eu vou receber minha mercadoria

    ResponderExcluir
  3. Meu papa capim estar levantando cravo e fica uma bola quando pego na minha gaiola.e quando eu penduro e saio de perto ele é madeira ,agora quando chego perto ele fica de cravo será que ele tá com algum trauma do antigo dono dele. e meu papa e pura fibra já tem torneios alguém pode me ajudar. obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  4. Meu papa o dia amanhece ele acorda daquele jeito cantando de mais ai troca ums cantos sem ver mais depois de um tempo ele para de canta e só fica chamando e batendo fogo mais não abri mais o canto oq eu devo fazer pra ele bater certo

    ResponderExcluir
  5. Bulu onde posso encontrar gaiolas criadeira para as fêmeas

    ResponderExcluir