MANEJOS

Quem já criou outros pássaros bem sabe que os coleiros tem um jeito todo especial para aprontar. Alguns pássaros aprontam sozinhos, outros nem mesmo param de cantar na muda mas com alguns coleiros é diferente. A primeira recomendação que dou é a de não deixar os pássaros fazerem muda em lugar escuro! Normalmente ouvimos que os pássaros em muda não devem ser mexidos e que devemos deixa-los com capa e quietos em um ambiente de penumbra e tal. Isso esta completamente errado! Na natureza os pássaros em muda entram realmente em um tipo de recesso canóro e procuram limitar suas atividades diárias mas isso não quer dizer que virem estátuas e não interajam mais com o mundo a sua volta.
O pássaro deve fazer a muda em um local tranquilo, de preferencia sem ouvir piados de fêmeas nem de outros machos que talvez estejam mais prontos e possam perturbá-lo, mas esse local não deve ser escuro, muito pelo contrario. Procure colocar o pássaro em uma gaiola maior para que ele faça a muda, de preferencia a gaiolas mais compridas, tipo voador para que o pássaro posso voar a vontade e se exercitar mais já que em períodos de muda os pássaros tendem a engordar. Coloque-o em um local arejado (arejado, não com correntes de ar) e claro. Sempre que possível coloquem os pássaros no sol da manhã, isso despertará o pássaro e fará com que o mesmo tenha logo de cara uma postura diferente de quando estava no prego, sem contar que o sol é benéfico para a formação e manutenção das penas e para os ossos do pássaro. Se houverem outros cômodos tranquilos na casa procure variar de prego. Coloque o pássaro alguns dias em um cômodo e alguns dias em outro. Isso servirá para quebrar um pouco o tédio e a monotonia em que o pássaro se encontra devido a muda. Lembrando que a monotonia é um dos fatores agravantes para que o pássaro demore para voltar a cantar após a muda. Assim como nós os pássaros tem quadros de stress e depressão e a simples troca de pregos durante o periodo de muda normalmente evita que tais sintomas se alonguem quando o pássaro terminar a mesma. Procure ministrar um polivitamínico para o pássaro duas vezes por semana, nessa dose não implicará em maiores problemas. Bom amigos, é um assunto longo e em breve darei continuidade ao mesmo passando o manejo correto para o período pós-muda dos coleiros.

Manejo de coleiros - Parte 2
Amigos;
Vamos a segunda parte dessa matéria, o período pós-muda do pássaro. Partindo do princípio que tudo que foi dito na matéria anterior foi seguido, os pássaros sairam da muda sem maiores problemas ou complicações e estam prontos para um manejo um pouco diferente do que foi dado e ele na muda. É nessa época que surgem vários dos problemas postados pelos amigos no grupo de discussão. Um dos erros primários cometido por muitos é ter o seguinte pensamento : “Bom, meu pássaro já saiu da muda e eu estou doido para puxá-lo. Então, vou dar fêmea pra ele que ele vai voltar a cantar logo.” ERRADO! Na maioria dos casos isso irá atrasar o pássaro ainda mais pois o mesmo ainda não está preparado para ver fêmea. Tal procedimento pode acarretar em mudas repetidas, falta de fibra e pássaros inconstantes. Estar com a muda seca, com as penas certas e novas não quer dizer que ele já entrou em processo de procurar um par. Para entender isso é só simularmos essa mesma situação na natureza. O período de muda/recesso canóro é normalmente no outono/inverno e o período de procura de par e reprodução é na primavera/verão. Isso mostra claramente que existe um tempo até que o pássaro volte a se interessar por fêmeas novamente. É óbvio que não será necessário esperar 4 meses ou o fim de uma estação para que seu pássaro aceite novamente fêmea já que em cativeiro as coisas andam um pouco mais rápido, mas a idéia de aprontar o pássaro primeiro para depois dar fêmea continua valendo. Outro erro comum é aquela velha história de “dar uma talinha pra esquentar” ou seja, ficar esfregando o pássaro em outro para ver se ele já esta com ordem. Em alguns casos, dependendo do pássaro, talvez ele realmente já esteja com uma certa ordem, mas podem ter certeza que ela nem se compara a ordem real que ele pode ter depois de realmente pronto. Se coloquem na situação do pássaro : Vocês estam vindo de um recesso de um ou dois meses, parados, com momentos febris e de mal estar constante. De repente, sentem uma leve melhora, mas ainda não estam seguros de si. Aí vem um cara e fica te instigando para brigar com outro, e com outro, e com outro. Ninguem aguenta! Pode parecer engraçado mas essa é a melhor maneira de compreender uma coisa : O pássaro não é máquina! Não tem cordinha para puxar! Tal procedimento pode acarretar em pássaros incostantes, repetição de muda e falta de fibra. Percebem agora como nós mesmos criamos a maioria dos problemas postados?

Agora é a hora de mexer com o seu pássaro de uma maneira que talvez ele não seja mexido a alguns meses. Passeio, muito, mas muito passeio. E nesse momento, é a única coisa a ser feita. Coleiros são conhecidos por alguns passarinheiros aqui no Rio como “pássaro de criança” pois assim como elas, gostam de rua, de bagunça, de baderna. Leve o pássaro para ir comprar pão, quando for jogar uma bola leve-o a tira-colo e pendure-o em uma arvore ou prego próximo, se for a casa de alguem e puder, leve-o. Se tiver áreas com mato, pendões e pássaros soltos próximos a sua casa então, melhor ainda. Leve-o lá, pendure-o, deixe ele se sentir bem, deixe ele observar o ambiente a sua volta, ver os pássaros soltos. Faça tais procedimentos diariamente, ou sempre que puder. Com certeza absoluta, no decorrer de algumas semanas você verá que seu pássaro estará com uma postura e uma fogosidade bem diferente. O tempo vária de pássaro para pássaro, mas isso normalmente não leva mais do que algumas semanas. Se o pássaro não for do tipo que aceite fêmea, ele estará pronto no fim desse período/procedimentos. Caso ele seja do tipo que apronta de vez com fêmea, ainda faltam alguns detelhes a serem feitos. Bom, deixarei tais detalhes para a próxima matéria. Um abraço a todos.


Manejo de coleiros - Parte 3
Bom, como eu havia prometido, vai a última coluna que faltava para fecharmos esse assunto interessante que é o manejo de coleiros. Acho que talvez essa seja a coluna de maior valor, pois não vejo na internet e nem em nenhuma revista especializada tais dicas nem nenhuma semelhante. Já falei sobre o período de muda, falei sobre como manejar corretamente o pássaro no pós-muda e vou terminar agora com um assunto mais complexo e às vezes difícil até para mim que já “sofro” para aprontar nossos amigos coleiros já tem um tempo. Como dar fêmea a um pássaro para faze-lo render mais. É difícil mesmo gente, não há uma fórmula correta, não a um jeito infalível, pois cada pássaro é um pássaro, cada coleiro aceita ou não de um jeito peculiar e às vezes, o que funcionava em um pássaro não irá funcionar para outro. Vou passar pra vocês táticas que eu vi funcionar com pássaros de amigos meus e algumas com meus próprios pássaros.

Primeiro de tudo: Só tentar qualquer uma das dicas abaixo após o pássaro estar cantando por ele mesmo e com a muda seca. Porque? Por que alguns pássaros podem desandar completamente se tiverem contato com fêmeas quando ainda não estão no mínimo, semiprontos. Às vezes ficam corridos, param de cantar, fazem repasse de muda ou até mesmo fazem a muda toda de novo! Isso vale para todos os pássaros? Não...Alguns só de ver a fêmea, mesmo estando em muda, se animam, se alertam e cantam. Mas essas dicas não são para esses pássaros, são justamente para os pássaros que tem um segredo, que tem aquele jeito todo chato e especial para aprontar. Lembrando também que é recomendável que a fêmea esteja senão pronta, semipronta pois de nada adianta colocar uma fêmea que não macheie, que não voe com ordem, ou que ao menos não pie para levantar coleiros.

Vamos as dicas: Coloque a fêmea em uma gaiola pequena, tipo a que usamos para os coleiros machos. Coloque um ninho nessa gaiola e forneça também sizal, fibra de coco ou barba de velho para que a fêmea tenha com o que aninhar caso queira. Coloque a gaiola do macho acima da gaiola da fêmea com os mesmo complementos que colocou na gaiola da fêmea (com exceção do ninho. Alguns coleiros se assustam quando o ninho é colocado na gaiola dele, olham meios desconfiados e alguns até correm, esfriam assustados. Observe seu coleiro para ver se ele aceitará o ninho em uma gaiola tão pequena), de maneira que ele não a veja, somente a escute. O ideal é colocar um prego encima do outro e colocar a gaiola do macho no prego de cima. Procure fazer isso em um local claro, pois isso estimulará os pássaros a cantarem, piarem e começarem a interagir. Não há tempo certo para deixa-los nessa posição. Depende de coleiro para coleiro, a observação ira ajudar muito nesse momento. Caso essa maneira não adiante se pode tentar encapar o macho, encapar a fêmea ou encapar os dois.
Outro jeito que existe é colocar a gaiola da fêmea ao lado da gaiola do macho. Tente colocar ele encapado e ela desencapada. Alguns coleiros se animam e respondem bem ao ver a fêmea pela capa enquanto a mesma voa em sua gaiola. Por isso é recomendável que a capa tanto dele quanto dela seja de um tecido fino, que favoreça tal visualização. Caso isso não adiante, inverta a capa e coloque nela e deixe-o desencapado. Por último pode-se tentar encapar os dois. Um fato curioso: Em vez da capa pode-se tentar colocar um compensado, um jornal ou o que seja entre eles e fazer um furinho no meio. Isso mesmo! Um furinho. Existem coleiros que gostam de ver a fêmea por esse furinho e ficam doidos. É engraçado mas dá certo em alguns casos, um dos meus coleiros só apronta assim. O furo deve ser do tamanho da unha do dedinho da mão mais ou menos. Uma maneira também é colocar a gaiola da fêmea a uma distância de 4 ou 5 metros da do macho e encapar ela (com uma capa fina!!). O ideal é que de onde ele fique tenha total visão da gaiola dela. Pode-se tentar deixar ambos desencapados também, mas nesses casos, recomendo uma distância inicial maior, talvez uns 6 metros e ir chegando mais perto dependendo da reação do coleiro. Alguns coleiros gostam de voar junto com a fêmea (Tal dica é arriscada...Dependendo da fogosidade da fêmea e do grau de aceitação dele perante o macho, ele pode acabar levando uma surra ou o contrário também pode acontecer...CAUTELA!). Nesses casos, é recomendável um voador bem grande, do tamanho do que é usado para criar canários da terra e se possível for, maior. Coloque ninho, sisal, fibra de coco, barba de velho, o que lhe convir, mas sem excessos. Solte primeiro a fêmea, deixe-a nesse voador por um dia e no dia seguinte, coloque o macho. Caso isso não de certo se pode tentar fazer o inverso, soltando primeiro ele, dando um tempo e depois ela. Explicação? A maneira como cada um demarca seu território influencia nesses casos. A grande maioria dos coleiros gosta de ver outros de sua espécie soltos, ainda mais se os que estão soltos sejam fêmeas. Pode-se tentar simular isso em um quarto (não cômodo pequeno, um quarto). Coloque a gaiola do macho pendurada, seja em um prego na parede, em um gancho no teto, o que seja. O importante é que ele não fique no chão porque pode se distrair com você ou com a proximidade do chão e ignorar a presença da fêmea. Deixe-o se acostumar um pouco no quarto, dar uns cantos de preferência e após isso entre com a gaiola da fêmea, deixe-o ver ela à distância e solte-a no quarto. Cuidado com armários, cômodas ou algo em que a fêmea possa ficar presa, o importante é não estressa-la demais pois esse procedimento se não for feito corretamente, pode ser traumático para o pássaro. O tempo varia mas não recomendo mais do que 5 minutos por vez. Bom amigos, os jeitos e macetes que conheço são esses se não me falha a memória. Caso eu lembre de mais algum prometo postar no grupo para conhecimento de todos vocês. No mais, é isso. Espero que essas colunas venham a ajudar bastante a todos que assim como eu gostam de criar nossos tão queridos amigos : os coleiros. 

Um abraço; Daniel Mendes (COLEIRISTACARIOCA)
_________________
Representante no Brasil 


Do melhor produto para seu pássaro 

Bird Improver



SEMENTES
Os Coleiros são comedores de sementes. É daí a origem de seu apelido - Papa-Capim. Quando na natureza, os Coleiros se alimentam das sementes dos diversos capins que crescem nas matas e nos campos. E não só de sementes de capim, mas também de vários outros tipos de semente.
A maioria dos criadores de Coleiros oferece painço em abundância aos seus pássaros. De fato, o painço é uma das sementes que o Coleiro mais gosta. Há criadores que só utilizam o painço. Mas há pontos positivos e negativos na utilização das sementes em geral como base da alimentação de um Coleiro ou de um plantel. Seguem eles:
Pássaros gostam de sementes. É assim que eles vivem na natureza. O desejo pela semente está no instinto do pássaro e cada espécie tem suas favoritas.
Mas, invariavelmente, os pásaros selecionam as sementes de que mais gostam e deixam as outras de lado. Desta forma, sua alimentação fica desbalanceada e o pássaro pode apresentar desequilíbrios nutricionais. Nestes casos, a alimentação da ave deve ser complementadas com frutas e vegetais (como o Jiló, o Milho-Verde, o Almeirão, a Couve, o Pepino, o Mamão e a Laranja).
Surge aí um segundo problema: caso a ave goste de um destes itens (frutas e vegetais) ela pode se alimentar exclusivamente deste seu alimento preferido (e deixar as sementes mais nutritivas de lado).
Um terceiro problema é a manutenção destes itens: como todos estes alimentos são perecíveis, o criador terá de aumentar em muito seu cuidado com aquilo que seus pássaros estão ingerindo.
Devemos também considerar que a forma de cultivo, armazenamento e transporte das sementes, frutas e verduras pode ser, em muitas vezes, inadequada.
Por último, há a questão dos agrotóxicos. Nós, seres humanos, não sentimos tanto os efeitos destes produtos, mas os pássaros tem um metabolismo muito diferente e seu tamanho é incomparavelmente menor que o nosso. Desta forma, as doses de agrotóxicos presentes nas frutas, verduras e legumes podem ser letais para as aves.
Sementes, frutas e legumes também tornam o ambiente do pássaro mais sujo, o que favorece o surgimento de doenças e outros problemas. O criador tem de ficar soprando as casquinhas do cocho e o chão do criadouro sempre estará cheio de sujeira.
Um ponto altamente favorável às sementes é que elas são baratas e fáceis de encontrar no mercado. Isso diminui o custo da criação e permite que qualquer pessoa consiga criar a espécie.
Veja esta tabela com os valores nutricionais das sementes que constituem a alimentação dos pássaros:
SEMENTES
Água
Proteína
Gordura
Fibra
Minerais
Carboidratos
Alpiste
 14.3 
 13.7
3.5 
9.99 
21.3
37.2
Amendoim
13.1
27.9
35.7
3.04
2.3
17.7
Arroz Cateto
11.7
8.3
1.8
8.89
5.0
64.5
Aveia
9.9
12.1
4.4
11.92
3.3
52.3
Cânhamo
8.7
21.5
30.4
18.84
4.6
15.9
Cártamo
10.0
24
30,0
15
8
13
Girassol
6.9
15.2
28.3
28.54
3.0
17.3
Milho
13.0
8.5
3.8
1.93
1.3
71.2
Painço
10.3
11.7
3.3
8.1
3.4
62.8
Painço Vermelho
10.5
10.7
4.1
906
3.8
61.2
Níger 
7.0
19.4
43.2
14.33
3.5
12.3
Sésamo
5.6
21.1
46.8
5.0
6.0
18.6
Trigo
10.5
11.9
2.0
1.8
1.8
72.0
 Para aqueles que forem aderir à alimentação baseada em sementes, recomenda-se uma mistura de 60% de alpiste e 40% de outras sementes (EX: painço comum, painço verde, painço vermelho, painço preto, senha e niger). Também pode ser oferecido ao Coleiro o painço português. Este produto não é tão fácil de se encontrar, mas quando achado pode ser adquirido para que os Coleiros o recebam uma vez por semana.
Um item que é fundamental na boa alimentação da ave é a areia lavada (também conhecida como areia esterilizada, ou grit mineral). Este é um produto facilmente encontrado em lojas e sites especializados em produtos para aves. Ele é importante porque ajuda na digestão.
Há também farinhadas que são excelentes no desenvolvimento e no equilíbrio nutricional das aves. Os criadores que decidem pela alimentação a base de sementes deveriam utilizá-las com freqüência. O criador deve escolher as farinhadas de marcas consagradas para oferecer ao seu plantel (como Alcon, Megazoo e Nutrópica).
A verdade é que com sementes ou com ração, o que realmente importa é que o Coleiro seja bem tratado, com a devida higiene e com uma alimentação completa.

79 comentários:

  1. Porra e eu lá sabia disso, que para cada um exemplar com gola tem um sem a gola, vc é fera emmmmmmm!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bulupapacapim,eu gostaria de saber como fazer para o meu papacapim tui tui parar de dar intervalos ou ate de cantar quando ouve outro cantando! pois ele e muito bom canta em qualquer lugar inclusive na mao, ele e mascavo,sera q e por conta da sua pouca idade? me ajudaria muito...

      Excluir
  2. kkkkk...claro que tem
    eu tenho um colerinha minero o meu é fera canta demais,é um canto alto e bonito mais não sei o nome do canto ,se possivel coloca alguns cantos e coloca o nome só assim irei descobrir o nome do canto do meu ,parabéns pelo blog
    adriano de Japomirim-ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te prender em uma gaiola e te alimentar o resto da sua vida de alpiste e água. solte o passarinho, liberdade pra você e ele também!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Gostei do Blog, você é um especialista!
    Bons resultados nas criações..
    abraço.

    jf_
    Ferreiros - PE

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela Visita meu amigo volte sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buluu me ajuda com meu pacapim pardinho, me der as dicas para mestrar em um canto (viviti) tudo certinho.... se for pra fazer um bate-papo melhor...quero ele bom e batendo muito... e poder mandar um video a vc..dizendo Obg.

      espero a reposta!

      Excluir
    2. Alo alo nobre Bulu....
      Meu papa canta muinto.. ate c a gaiola na mão. ..mais tem vez que Ele nao gosta e fica tipo chamando fêmea ou tipo dando ordem pianda tipo brigando com outro coleiro.. mais logo penduro a gaiola e Ele começa a cantar!! Oque pode seer???

      Excluir
  5. meu papa capim esta meio sonolento e dorme de dia e esta cantado pouco,oque eu devo fazer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca um CD do canto ... O papa capim e muito territorialista ... Talvez isso ajude ... Ele pode pensar que tem algum outro macho no território dele

      Excluir
    2. deixe-o em um lugar calmo, sem barulhos para que ele passe a noite bem e no outro dia acorde disposto novamente

      Excluir
  6. muito bom esse blog sou criador do litoral do parana ,aki tambem tem muitos coleiros bons vou receita esse brog ao meus colegas vlw !kalker coisa tamu aki tirando duvidas!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela orientação,tenho vários coleiros e nunca tinha recebido essa aula.

    ResponderExcluir
  8. como mestrar um coleiro,tó com um pardo mateiro, i quero botar para ele cantar tiu ti viviti.me ensine passo a passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá só ou você compra um coleiro vivi ti ou adquira um CD com canto vivi ti ok

      Excluir
  9. marcos_slot
    o canto eu posso botar cantas horas por dia,
    o volume e baixo ou alto.
    obrigado..

    ResponderExcluir
  10. tenho um papa capim mas o canto dele esta grego como eu faço para ele cantar tui tui

    ResponderExcluir
  11. Tenho dois papa capim Pardo mais eu nao sei qual e a femagem
    Como e que faz para saber

    ResponderExcluir
  12. esse blog é show!!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito grato pela visita e elogios amigos e voltem sempre!!!

    ResponderExcluir
  14. bulu bom dia,

    desejo contato de vcs pois o tel que aparece no site nao esta funcionando!

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Bulu meus parabéns suas dicas são de grande valor pra mim pois venho trabalhando com meus coleirinha e venho tendo resultados positivos continue com esse trabalho pois é muito importante pra nós criadores iniciantes muito obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Muito grato meu amigo anônimo, pena que vc ñ se identificou, mais muito grato pelas palavras!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. gosto muito de coleiros, nunca dei muita atenção a criação por falta de tempo, mais hoje que estar sobrando alguns minutos comecei a pesquisar a maneira certa de criar e vou dar inicio a criação, valeu pelas dicas. pode manter contato.

    ResponderExcluir
  18. QUANTAS HORAS DEVO DEIXAR MEU PAPACAPIM EXPOSTO AO SOL?

    ResponderExcluir
  19. O melhor horário para o banho de sol para o papa capim e das seis até as oito de preferencia no mato se não poder procure um lugar que o sol possa bater diretamente na gaiola recomendo também logo depois uma boa banheira com agua bem fresca para um bom banho para acertar as penas

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. oi!!! tenho um coleiro, nas costas dele esta sem penas,por que ele fica arrancando ele canta normal o que
    devo fazer????? por favor min ajude

    ResponderExcluir
  22. Amigão sou jr do interior da Bahia...meu papa e viviti....ele entrou em.muda de pena e bico e ja enchugou, so q ele veio com um canto mateiro...solta 5 vivitis e 1 ou 2 mateiros...o q devo fazer?!

    ResponderExcluir
  23. BEM EXPLICADO, GOSTEI MUITO.. A SUA INFORMAÇÃO FOI ESSENCIAL PARA MIM.
    OBS.: DESCULPE , MAS PRECISA CORRIGIR A PALAVRA (ESTAM) O CORRETO É ESTÃO
    VALEU MEU NOBRE AMIGO. PÁSSAROS PRESOS DEVEM TER UM TRATAMENTO DIGNO.
    EMANOEL CHAVES-ES

    ResponderExcluir
  24. Tenho um papa capim pardo dou a ele o que pra comer ??

    ResponderExcluir
  25. gostei cara me ujudou pra caranba

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do blog
    #show

    ResponderExcluir
  27. Olá amigo! Meu nome é hiroito moro em Olinda Pernambuco. Tenho um papa capim de muita ordem e de muita fibra, também tenho duas fêmeas uma está deitada com dois ovos já faz 13 dias se esses filhotes não nascerem é preciso trocar de macho ( o que vai ser de fato uma pena) ele é muito bom. Ou tento de novo.

    ResponderExcluir
  28. Ter mas de um passaro atrapalha ou nao tenho 4 papa capim

    ResponderExcluir
  29. Bulu muito bom esse blog seu.... ajuda muitos criadores igual a me.
    Bom eu sou de recife Jaboatão dos Guararapes, eu comprei um papa capim, mas quando eu comprei ele cantava muito eu trabalho em uma metalúrgica aqui em recife, sempre eu coloco pendão e outros matos para ele.... oque eu faço Bulu!!!!! e mas no futuro eu quero tirar os filhotes dele... me ajude por favor qual quer coisa olha o meu e-mail armandonagelti@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o site , sou baiano e crio papa capim ( coleiro) a 10 anos e tem coisas q não sabia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Tiver Whats Me Chama Lá Pfv 74999837041

      Excluir
  31. Obs:correção o blog kkk

    ResponderExcluir
  32. Ssa/quanto tempo por dia e volume para cd para ensinar-los? Obg otimo

    ResponderExcluir
  33. Ola amigo me papa capim canta muito quando poe outro do lado ele gela o que Fasso, e também quero deixa ele valente com outro papa capim o que Fasso vlw aguardo

    ResponderExcluir
  34. Ola amigo tenho um papa capim saindo de muda o q eu faço pra ele voltar a cantar pois ele só fica chamando muito vlw aguardo

    ResponderExcluir
  35. meu papa capim esta gordo ,o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite amiga vc tem q dar bastante sol e por ele em uma gaiola grande para q possa voar bastante

      Excluir
  36. ei bixo comprei uma camisa de coleiro no teu blog a camisa não chegou ja passaou do prazo e a loja saio do ar ,ta vendendo produto qe não tem é ? e eu vou perder o dinheiro é? oxiii

    ResponderExcluir
  37. Otimo blog aprendi muito mais do que eu sabia só falta responder nossas perguntas. Obg por td

    ResponderExcluir
  38. Otimo blog aprendi muito mais do que eu sabia só falta responder nossas perguntas. Obg por td

    ResponderExcluir
  39. Tenho um coleiro que tem mta fibra ele e novo e acabou de fazer duas mudas seguida e não voltou a cantar ainda oq eu devo fazer? ?

    ResponderExcluir
  40. Oi boa tarde gostaria de saber se tem alguém que esteja vendendo um casal de coleiro para que eu possa começar a ter filhote?
    Por favor mim ajudem ficaria muito agradecido.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde gostaria de comprar um casal de coleiro se alguém poder mim ajudar vou ficar mt agradecido.

    ResponderExcluir
  42. eu tenho um papa capim baiano ele canta muito mas q n ta segurando o fogo q faca pra fuguiae ele para canturia q tipo de vitamina eu posso dar

    ResponderExcluir
  43. eu tenho um papa capim baiano ele canta muito mas q n ta segurando o fogo q faca pra fuguiae ele para canturia q tipo de vitamina eu posso dar

    ResponderExcluir
  44. Eu sou novo em criação de pasarinhos o que deixar o pasarinho com fogo ou fogoso .e eses pasarinhos so cantam de manha como faz pra ele cantarem o dia todo se alguém puder ajudar agradeço. Qualquer coisa zap zap 7999238352 michel

    ResponderExcluir
  45. Iai amigo, tenho um papa capim q tem quase um mês q saiu da muda, durante a muda deixei ele ouvindo um outro papa capim já feito no viviti, quando ele terminou a muda separei os dois em casas diferentes, tinha certeza que no fim desse processo ele aprenderia o canto viviti, só q ele voltou a cantar tem 5 dias e está cantando veseiro, isso significa que ele não aprendeu o viviti?

    ResponderExcluir
  46. Iai amigo, tenho um papa capim q tem quase um mês q saiu da muda, durante a muda deixei ele ouvindo um outro papa capim já feito no viviti, quando ele terminou a muda separei os dois em casas diferentes, tinha certeza que no fim desse processo ele aprenderia o canto viviti, só q ele voltou a cantar tem 5 dias e está cantando veseiro, isso significa que ele não aprendeu o viviti?

    ResponderExcluir
  47. eu tenho um papa capim ,mas ele esta cantando pouco,ele e registrado todo legalizado.eu só queria que elle cantasse mais vezes,me de uma orientação.um forte abraço!

    ResponderExcluir
  48. Tenho um papacapimvl Novo algumas pessoas dizem que é Bon coloca lo no escuro pq avança ele isso é verdade??

    ResponderExcluir
  49. Peguei um vezeiro no mato oque faço ele tá choco pode morrer ouvir fala

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde tudo bem! Valeu o comentário, parabéns! Não sei como chamá-lo, mas espero que essa seja a primeiro de vários contatos que teremos. Bom, tenho um coleiro novo de muda, e ele fica direto no ninho baiano, certo que ele fica próximo a algumas fêmeas, mas sem visualização. O porque deste comportamento? Desde já te agradeço, valeu amigão! Obs.: Como fazer parte do grupo?

    ResponderExcluir
  51. Meu papa capim parou de cantar. Gostaria de saber o por que disso...

    Ele cantava muito, teve muda este ano no final do mês de março, depois da muda voltou a cantar, mas depois que eu coloquei fêmea ele começou a cantar menos do que o normal. Agora ele só fica chamando e da uns 2 contos durante o dia inteiro. Alguém sabe me informar porque ele parou de cantar??

    ResponderExcluir
  52. Alguém tem grupo de watsap para criadres

    ResponderExcluir
  53. quanto tempo leva ´para um pacapim entra em muda

    ResponderExcluir
  54. Eu tenho um papa capim Pardo tá ficando Preto bico tá ficando Preto queria saber que tipo de papa-capim é esse que eu não conheço Qualquer coisa chama no Whats 75 8248-6585 ou deixa no comentário

    ResponderExcluir
  55. Gente me botem em algum grupo de criadores de papa capim meu zap 081996444923

    ResponderExcluir
  56. Gente me botem em algum grupo de criadores de papa capim meu zap 081996444923

    ResponderExcluir
  57. Ganhei um papá capim ele está em muda mais fiz uma viagem longa de moto com a gaiola coberta.isso foi a cinco dias mais só que faz três dia que observo que não cai pena e as penas não estão perfeitas ainda .será que encruou muda ?como posso tratar ? Mim botem em algum grupo aí Zap 81 983435833

    ResponderExcluir
  58. Ganhei um papá capim ele está em muda mais fiz uma viagem longa de moto com a gaiola coberta.isso foi a cinco dias mais só que faz três dia que observo que não cai pena e as penas não estão perfeitas ainda .será que encruou muda ?como posso tratar ? Mim botem em algum grupo aí Zap 81 983435833

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de saber se posso fazer esse mesmo procedimento com o Bigodinho (estrelinh ou bigodeiro)
    Se não quais procedimentos devo realizar.

    Bom trabalho..vc é um dos melhores com quem pude aprender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigos BOA tarde peguei um papa capim baiano muito bom. Mais percebi que quando chego na gaiola ele fica de cravo e parecendo uma bola. agora quando saio ele já chama de ordem e canta com raiva. alguém pode me dá uma dica. ele é um papa muito fogoso já vie ele em muitas rodas pura fibra agora tá desse jeito como ser fosse um trauma. obg ser alguém me ajudar.

      Excluir
  60. olá amigo gostaria de saber se poderia me agudar é que tenho um coleiro de fibra ele começa muinto bwm nos torneios geralmente finaliza mas na hora da contagem final ele está desarmando poderia me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  61. oie ola bulu to com papa capim capa preta so que ta muito frio o que fasso pra levanta ele ? e outro e normal so que ta em munda

    ResponderExcluir
  62. Ola , tenho dois coleiros e uma femea e Gostaria de saber qual distância devo deixar um macho do outro

    ResponderExcluir
  63. Ola meu nome é Jerônimo, tenho um coleiro baiano, que tem muita resistência,mas não consigo fazer ele pegar ordem de briga,e também não consigo faze ele pegar fêmea,pois pretendo colocar ele em torneio, ele testa muito com outro...

    ResponderExcluir