21 de jul. de 2017

CONTEÚDO NUTRICIONAL DO ALPISTE

O Alpiste a semente e seu conteúdo nutricional


O alpiste é uma planta anual da família das granívoras, e pertence ao gênero das agrostideas, que crescem até cerca de 40 centímetros, lançando umas espiguetas ovais com três flores, sendo uma delas fértil que dá pequenas sementes. A consumimos normalmente para nossos Pássaros Mandarins e Canários, é cultivada na Espanha e em Marrocos, Canadá e na Austrália, claro que existe também no Brasil na região do norte e Nordeste.


A alpiste bom deve ser duro na mão, e deve ter o cheiro doce e uma cor amarela-dourada(não muito comum ultimamente). As sementes de Alpiste devem estar brilhantes e limpas, e não com a indesejável poeira que estão quase sempre sendo carregadas junto com as sementes, não podem estar sujos ou mofados. Para saber se um lote de Alpiste está estragado ou não próprio para o consumo de nossos pássaros faça o teste de empurrar o saco com a mão fechada como se estivesse dando um soco no saco, e isso deve ter o resultado esperado de se conseguir afundar o saco de alpiste suavemente, no caso de você não poder afundar o saco com a mão fechada, as sementes estão secas e você não deve comprar o saco de alpiste que assim se encontra. O Alpiste deve ser mantido o mais fresco possível, aconselhando guardar estas sementes em sacos secos, escuros e em um ambiente fresco, em latas com tampas ou recipientes de vidro selados e nunca em plástico ou tambores de plástico.


Em grandes quantidades, o alpiste causa inflamação intestinal nos pássaros e se oferecida durante um longo período de tempo, sem misturá-lo com outras sementes, nossos pássaros vão apresentar fezes moles, vão perder peso, e apresentar penas não brilhantes e um pouco de desnutrição óbvia. O Alpiste deve, portanto, sempre ser misturado com outras sementes, sem exagerar na dose. Eu costumo misturar o Alpiste com o Paínço em 4 partes de Paínço para uma parte de Alpiste.
Conteúdo nutricional do Alpiste
Cada 100g de alpiste contém:




13g. de Proteína


5,2g de Gordura


55,8g de Carboidrato


212 calorias


50mg de Cálcio


300mg de Fósforo


Fonte 
CASA DO PASSARINHOS - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário