19 de mai. de 2017

Saiba Tudo Sobre o Pintassilgo de Cabeça Preta

O Pintassilgo de cabeça preta, cujo nome científico é Carduelis magellanica icterica, tem como origem a America do Sul, sendo encontrado em doze países da América do Sul, só não sendo encontrado na Guiana Francesa e Suriname. Também é conhecido como Pintasilva e Pintassilgo Mineiro. A criação de Pintassilgoocorre em praticamente todo o Brasil, e ele tem como habitat os campos abertos, restingas litorâneas, bordas de mata, áreas de agricultura, matas secundárias, árvores em plantações quintais e pinhais.


O Pintassilgo Possui 12 Sub-Espécies, Sendo:
Magellanica Alleni que ocorre no Brasil (região Nordeste), Bolívia, Paraguai e Argentina; no Brasil é conhecido como Pintassilgo Baiano ou Baianinho.
Magellanica Icterica ocorre no Brasil (região Central, Sudeste e Sul) e, no Paraguai.
Magellanica Iongirostris ocorre no Brasil, Venezuela e Guiana.
Magellanica Santaecrucis ocorre na Bolívia.
Magellanica Capitalis ocorre na Colômbia, Equador e Peru.
Magellanica Paula ocorre no Equador e Peru.
Magellanica Boliviana ocorre na Bolívia.
Magellanica Magellanica no Uruguai e Argentina.
Magellanica Peruana ocorre no Peru.
Magellanica Tucumana na Argentina.
Magellanica Urubambensis no Peru e Chile.
Magellanica hoyi no noroeste da Argentina.


Características físicas do Pintassilgo

Os Pintassilgos de de Cabeça Preta adultos medem cerca de 11cm a 14cm de comprimento, o macho tem as partes inferiores, o baixo dorso e a nuca amarelas; alto dorso amarelo esverdeado e a cabeça é negra. As asas e a cauda possuem marcações amarelas, que variam de acordo com cada sub-espécie. Bico e pernas são negro-acinzentados. A fêmea de Pintassilgo de de Cabeça Preta possui cores menos acentuadas, pendendo mais para o verde, e não possuem o capuz negro.
Alimentação do Pintassilgo de Cabeça Preta

A alimentação do Pintassilgo adulto na natureza é constituída basicamente de todo tipo de semente de capim, de picão, assa-peixe, dente-de-leão, capim colonião, serralha, flores do eucalipto e insetos. Em cativeiro, pode ser fornecido sementes de alpiste, painço, senha, aveia e nabão, além de frutas como a maçã (retire as sementes) e goiaba e de legumes e verduras como jiló, pepino, pimentão, couve, mostarda e Agrião. A alimentação de uma criação de Pintassilgo de Cabeça Preta é basicamente a mesma que é fornecida para os Canários Belga.



Você pode fornecer ração extrusada especifica do Canario Belga, contudo, se o seu pássaro estiver acostumado a comer apenas sementes você deverá acostuma-lo gradativamente a ração, para isto basta ir substituindo aos poucos a semente pela ração, até chegar ao ponto de colocar apenas a ração extrusada para o Pintassilgo. Sempre vale ressaltar a importância de fornecer água limpa e fresca, além de manter os bebedouros sempre limpos.

O osso de siba pode ser oferecido em qualquer época do ano, e larvas de tenébrio podem ser oferecidos no período de reprodução, para os filhotes, cuja alimentação normal deverá ser acrescida de papa de pão amanhecido misturado com gema de ovo cozido, ou gema de ovo passada na peneira com farinha de rosca. A adaptação e criação destes pássaros em cativeiro é bem fácil, face a comida para Pintassilgosser bastante diversificada, aceitando bem diversos tipos de grãos e sementes, farinhadas e verduras. Lembre-se que uma boa alimentação é um passo importante para reproduzir o pintassilgo.
O Acasalamento na criação de Pintassilgo

Eles são pássaros muito sociáveis, fora da época de reprodução é comum serem vistos em bandos com até 100 indivíduos, porém no período reprodutivo tornam-se territorialistas. São facilmente reconhecidos pelo vôo ondulante, pelas faixas amarelas nas asas e, quando pousados, pelo canto incessante. Os Pintassilgos procriam na natureza nos meses de outubro a março, fazendo de 2 a 4 posturas por temporada e botando de 3 a 5 ovos em cada postura. Com cerca de 9 meses os machos já estão prontos para a reprodução, já as fêmeas é recomendado que tenham pelo menos 1 ano de vida.

A época de reprodução do Pintassilgo no Centro Sul do Brasil vai de setembro a fevereiro, coincidindo com o período chuvoso e o conseqüente aumento de alimentos disponíveis na natureza. Em cativeiro, pode-se facilmente criá-los em viveiros, grandes ou pequenos, todavia não é aconselhável pois o manejo é mais difícil, inclusive alguns filhotes costumam cair do ninho e morrerem.


Sabe-se que a fêmea de Pintassilgo está “pronta” quando ela começa a andar de cabeça para baixo pelo teto da gaiola e a voar de uma lado para o outro incessantemente, fica piando baixinho e ao ver o macho pede comida a ele e logo em seguida, aceita a gala. O ideal é separar o macho logo após a gala, deixando a fêmea criar os filhotes sozinha. O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea começar o choco, e começa a sair do ninho aos dezesseis dias de idade, podendo ser separado com aproximadamente 35 dias.



Uma boa gaiola para criação de Pintassilgo deve ter divisórias e grades no fundo, de forma a manter os pássaros longe das fezes. O tamanho indicado é de 60cm x 40cm x 40cm. O ninho para Pintassilgo deve ser de bucha e colocado na lateral, na parte mais alta da gaiola, que deve ficar a pelo menos 1,5 metros do chão. A reprodução do Pintassilgo em cativeiro é considerada relativamente fácil.

O Pintassilgo gosta de construir seu próprio ninho, porém, aceitam ninhos em forma de taça e de preferência feitos de sisal, uma vez que a fêmea costuma furar com o bico os que são feitos de bucha. O ninho de Pintassilgo deve ter o diâmetro de aproximadamente 7cm e 4,5cm de profundidade no centro. Outra questão importante é com relação ao lugar adequado para que eles possam procriar. Esse local deve ser o mais claro possível, arejado e sem correntes de vento.


Melhor Alimentação Para Filhotes de Pintassilgo

Além das sementes comuns, você também pode servir sementes germinadas. Uma comida que não pode faltar em uma boa alimentação para filhotes de Pintassilgo é a farinhada a base de ovo, ela é rica em proteínas e ajudará no crescimento e saúde dos filhotes. Verduras, legumes e frutas como almeirão, couve, mostarda, jiló, pepino e maça também podem ser usados como complemento alimentar. Os Pintassilgos são excelentes tratadores de seus filhotes, podendo alimentando-os até mais ou menos uns 40 dias de idade. Os filhotes começam a sair do ninho com 14 ou 15 dias e com cerca de 35 dias já podem ser separados dos pais. De uma forma mais genérica, podemos falar que os Pintassilgos são bastante próximos do Canario Belga quando falamos na alimentação, tanto dos pássaros adultos quanto dos filhotes.
O Canto do Pintassilgo

O Pintassilgo é um pássaro que adora cantar, chegando a ser considerado por muitos criadores como o pássaro mais cantor de todos, ficando sem cantar somente quando está fazendo a muda das penas, geralmente no mês de abril. O canto do Pintassilgo é longo e repicado, sendo que alguns pássaros chegam a ficar cantando por mais de 2 minutos, variando os sons e mudando o tom. O canto é metálico, com poucas variações de notas, porém num tom alto, sendo um dos mais desejados pelos amantes da espécie, por isso a criação de Pintassilgo é muito difundida, não só no Brasil, como também em Portugal, especialmente do Pintassilgo Português.

Em virtude da excelência do seu canto, os Pintassilgos nascidos em cativeiro são bastante procurados para o cruzamento com a fêmea do Canario Belga, assim pode-se obter canários mestiços, que são chamados Pintagol, e que também serão muito bons para canto. Vale a pena lembrar que o Pintassilgo precisa de autorização do IBAMA para ser criado em cativeiro, já os filhotes mestiços com o Canario Belga não precisarão de tal autorização.

Um comentário:

  1. meu casal esta brigando demais e nao querendo cruzar,tenho que separar?

    ResponderExcluir