23 de ago. de 2015

ENCARTE DE CANTO

No período de muda de penas, novas aquisições de filhotes, bem como muitos filhotes fazendo a muda de ninho (entre 4 e 6 meses). Repasso um pequeno resumo sobre a capacidade de aprendizado canoro dos pássaros.

Posteriormente estarei publicando um artigo mais completo que adentra a questão do aprendizado dentro do ovo ou não e a sua relação com o entendimento do som e da musica como material ou metafísico (imaterial).

A compactação dos arquivos de áudio no formato MP3, podemos dizer ( de forma metafórica) deformam as ondas de vibrações sonoras alterando as frequências Graves, médias e agudas do áudio. Por isso, nem pros pássaros nem pra uma analise musical, técnica mais apurada eles servem.

Além disso, é importante ressaltar que, mesmo outros formatos de arquivos de áudio que não alteram as frequências como em wav, formatos salvos no cool edit,
reason,protus e Live, se não forem utilizados em aparelhos de som com caixas que suportem as frequências, também nao terão o efeito positivo. Como sabemos, os Cts são ( dentre os pássaros canoros mais apreciados como: curiós, bicudos,
coleiros, azulões) os que tem maiores variações de alturas de frequências, podendo ir de notas muito graves a notas extremante agudas, além de uma timbragem " estridente", que se não for num som com caixas apropriadas, surtirão um efeito negativo na vetorização e encartamento dos filhotes.

Os Cts podem cantar entre 800 e 12.000 Hertz. Os curios entre 1.000 e 4.500
Hertz e os Bicudos entre 1.000 e 6.000 Hertz. Os aparelhos domésticos,
microsistens, caixas de computador tradicionais apresentam sonofletores- alto falantes graves e medios e twiters - que, em sua maioria, operam apenas entre
2.500 e 6.000 hertz. Assim, em tese não serveriam nem pra CTs, curiós nem bicudos.

Em 2007-2008 escrevi um artigo muito grande falando sobre as frequências,
vibrações de onda, questinando a tese de que o pássaro nao aprende ainda dentro do ovo e ate antes dos 4,5 dias de vida (fase nidicola) e so aprendem a partir da fase dinifoga.

Apesar de estar direcionado para a refutação dessa tese, apresenta muitos aspectos importantes sobre o que ha de físico através das notas musicais e sons da natureza ( canto dos pássaros).
Esse artigo circulou nos grupos e vou procurá-lo e postar nos arquivos do
CTnordeste.

Só pra finalizar, como temos medidas de peso (grama,KIlo, tonelada), Tempo
(segundo, minuto, hora...) Litro ( mililitro...) na musica tb temos três paradigmas de medida. São eles: 1-HERTZ (frequência e altura) o La da quinta corda do violão, no diapasão tem 440hertz e é usado como referencia para tudo na musica, 2- BITS( velocidade , batitas por minuto) 3- DECÌBEIS ( volume e potencia).

Por isso amigos, tentar vetorizar e encartar os ninhegos com caixinhas de computador, aparelhos domésticos e arquivos em mp3 ou formatos inferiores, só vai gastar energia elétrica, do criador e gerar perda de tempo.

Para esse propósito temos que recorrer a empresas especializadas como a TECTRON,
GRataner, entre outras, e pedir um aparelho que comporte as frequências canoras das espécies que criamos.

Abraços!

Serafim-SSA-BA


5 comentários:

  1. alguem que tem filhote de coleiro baiano macho pra venda

    ResponderExcluir
  2. Bulu bom dia meu papa capim ta meio frio todo enchado cantando pouco e não sei o q fazer VC tem alguma sugestão pra mim da e urgente to com medo de perde meu pássaro muito preocupado oq eu devo fazer

    ResponderExcluir
  3. Olá boa, Noite!!! Meu coleiro saiu de muda faz pouco tem. más ta fazendo um repasse e não para de cair penas, vejo tbm que ele ta meio cansado!!! qual a medicação correta para esse tipo de problema..? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Olá boa, Noite!!! Meu coleiro saiu de muda faz pouco tem. más ta fazendo um repasse e não para de cair penas, vejo tbm que ele ta meio cansado!!! qual a medicação correta para esse tipo de problema..? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir