16 de mar. de 2011

MUDA DE PENAS

A primeira recomendação que dou é a de não deixar os pássaros fazerem muda em voador ou gaiola muito grande nem em lugar escuro! Normalmente ouvimos que os pássaros em muda não devem ser mexidos e que devemos deixa-los com capa e quietos em um ambiente escuro e com pouca alimentação.

Isso estar completamente errado! Na natureza os pássaros em muda entram realmente em um tipo de recesso canoro e procuram limitar suas atividades diárias, mas isso não quer dizer que virem estátuas e não interajam mais com o mundo a sua volta.

O pássaro deve fazer a muda em um local tranquilo, de preferência sem ouvir piados de fêmeas nem de outros machos que talvez estejam mais prontos e possam perturbá-lo, mas esse local não deve ser escuro, muito pelo contrario. Coloque-o em um local arejado (arejado, não com correntes de ar) e claro. Sempre que possível coloquem os pássaros no sol da manhã, isso despertará o pássaro e fará com que o mesmo tenha logo de cara uma postura diferente de quando estava no prego, sem contar que o sol é benéfico para a formação e manutenção das penas e para os ossos do pássaro. Se houverem outros cômodos tranquilos na casa com as mesmas condições de temperatura, procure variar de prego. Coloque o pássaro alguns dias em um cômodo e alguns dias em outro. Isso servirá para quebrar um pouco o tédio e a monotonia em que o pássaro se encontra devido a muda. Assim como nós os pássaros têm quadros de stress e depressão e a simples troca de pregos durante o período de muda normalmente evita que tais sintomas se alonguem.


Os pássaros quando saem de muda ficam anêmicos e raquíticos devido a perca de cálcio, ferro, iodo e aminoácidos no seu organismo que são absorvidos para a confecção das novas penas e bico!!!
Então é preciso realizar a reposição desses nutrientes para que o mesmo tenha uma muda mais completa, rápida e que recupere o seu vigor físico mais rápido e volte a cantar com desenvoltura e apronte mais fácil e rápido pós muda!!!!



REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES NA MUDA DE PENA!!!

Ao primeiro sinal de muda, início o manejo de reposição dos nutrientes que os pássaros mais necessitam neste período; O Ferro, Cálcio e Iodo.
Eu inicio com o fornecimento 20 gotas de avitrin Cálcio Plus para 50 ml D água durante 3 dias seguidos sempre renovando a água, dou um intervalo de 7 dias só a base de água filtrada e forneço avitrin Aminoácido 5 gotas para 50ml D água durante 15 dias seguidos sempre renovando a água, dou um intervalo de 10 dias só a base de água filtrada e forneço avitrin Ferro Max 5 gotas para 50ml D água durante 7 dias seguidos sempre renovando a água, e finalizo a reposição de nutrientes, e aguardo o pássaro finalizar a muda e o coloco em um voador apenas com 2 poleiros, um em cada extremidade do voador de maneira que o pássaro tenha que voar para comer e beber. Ao termino eu espero o pássaro completar toda muda de de pena e bico, e o deixo atingir 50% do seu fogo e ordem natural ainda dentro de casa no seu torno ou prego para então pensa em introduzir qualquer um dos milhares de manejos existente para apronta-lo para os torneios!!!!!!!!!

Obs!!

Eu uso a Linha da Avitrin Vcs podem usar as de suas Preferências valeuuu???

Um abração



Bulu Papacapim





MusicPlaylist

77 comentários:

  1. eu tenho 06 coleiros e uma fema e todos estão em muda o que devo fazer para melhorar já que só tenho um comodo de 290mts cumprimento x 3mts de largura. Quais as vitaminas que podem ser usadas para o melhoramento, e quais as vitaminas para que posso realizar a choca que está por vir.

    ResponderExcluir
  2. ae eu tenho um papa capim comprei hojér ñ sei se elle canta esta trocando de muda estou preocupado pq elle está meio triste é está um pouco fofo oquer faço ?

    ResponderExcluir
  3. passea com ele la pelo por do sol de 4 e meia da tarde e bom. coloca pendão e etc...

    ResponderExcluir
  4. comprei um papa capim no ano passado em outubro de 2010, mais até agora ele não mudou isso é normal e se for quanto tempo para a primeira muda, por que peguei ele novinho.

    ResponderExcluir
  5. o meu papa capim esta fofo mais ele esta comendo normal que remedio eu dor a ele ele so esta chamando mais não esta cantamdo mi dar uma dica por vavor

    ResponderExcluir
  6. meu papa capim eta na muda posso adiministrar remedio
    de verme nele?

    ResponderExcluir
  7. Sim Leonardo, mais salientando que não é adequado esperar a muda para vermífuga os pássaros já que nesse período é o estagio que os pássaros se encontram mais vulneráveis as doenças, então o correto seria o pássaro chegar a muda já vermífugado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou completa 15 dia que tô dando piusAna nutramix apos os 10 de descanso posso da o canto lindo iodo ?

      Excluir
  8. cara meu papa entrou em muda .
    comprei essas vitaminas sitadas poço dar sem medo né ??

    ResponderExcluir
  9. meu papa capim estar mudando e nao estar cantando que tipo de vitamina eu devo dar pra que ele tenha uma muda segura

    ResponderExcluir
  10. Óla meu amigo...Bulu é o seguinte quem não tem iodo pode dar o que? ou basta o ferro e calcio....aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  11. Se não conseguir encontrar o Iodo, pode seguir o manejo sem ele, sem problemas algum, mais seria mais completo com ele!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bulu papacapim meu pacapim esta mudando eu já pegei ele assim e no mesmo dia fui arma com ele oq vai acontece

      Excluir
  12. Amigo, apliquei o vermifogo para meu papacapim durante 3 dias apartir de qntos dias posso entrar com complexo vitaminico? logo em seguida ou descanso algunns dias? abç.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Hector o recomendado é sempre dar um intervalo de 3 á 5 dias de um medicamento para o outro, e sempre que forneço vermífugo para meus pássaros, 5 dias após eu entro com Ferro, pois ele faz a função curativa no organismo do pássaro já que o vermífugo é muito agressivo ai após mais 5 dias de descanso eu forneço o complexo vitamínico!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. quantas horas deve expor meu papa capim ao sol?

    ResponderExcluir
  15. meu coleiro pardinho esta com duas bolinhas escuras no rosto oque eu devo fazer ???

    ResponderExcluir
  16. Meu papa capim e pardo e canta muito,e agora esta entrando em muda,coloquei num lugar não escuro,arejado parou de cantar talvez pq. coloquei ele ouvindo um preto que tenho,que canta limpo,e bom para ele e possa aprender o canto do outro ou e ruim. aguardo resposta. teo. MAIL: gbtitanic@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Meu papa capim viajou de itabuna ate salvador so que quando fui passar para o transportador ele perdeu a calda toda e esta entrando em munda oque posso fazer ???

    ResponderExcluir
  18. Balu meu papacapim esta rouco,ele quer cair para muda,eu creio que ele esta mudo pq.esta forcando a natureza continua cantando por causa do outro e ficou rouco e não tenho condicoes de mudar ele ou os outros da casa que remedio eu dou e que faço.
    obrigado Silvio

    ResponderExcluir
  19. Meu papa capim estar com as penas feias já a um bom tempo e até hoje não entrou em muda pq ele fica na frente de minha casa e todo dia tem gente com papa capim na minha porta o que fazer para que ele mude logo?

    ResponderExcluir
  20. Coloque-o para dendro de casa de preferencia em um dos cômodos mais calmo e silencioso e espere ele entrar em muda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo bulu papacapim por favor me responda#meu paca esta mudando e eu fui arma.com ele tem algo!?!??💜😢

      Excluir
  21. meu papacapim entro em muda ta bem pimtado o q eu farso

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eai bulu blz? Meu brother tou com um papacapim q antes era o melhor da cidade... dai Entrou em muda e com menos de seis meses mudou novamente, e agora saiu da muda mas so quer cantar perto de casa!!!O eu posso fazer???

    ResponderExcluir
  24. demora quanto tempo pra ele entra em muda ?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde ! Eu tenho um goleiro ele está com um defeito ele canta tui tui mais quando ele canta ele canta tui tui e depois ele curicha . Oque eu faço pra ele para com esse defeito obrigado

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde ! Eu tenho um coleiro ele está com um defeito ele canta tui tui mais quando ele canta ele canta tui tui e depois ele curicha . Oque eu faço pra ele para com esse defeito obrigado

    ResponderExcluir
  27. Qual o mês que a maiorias dos papa-capims entram na muda

    ResponderExcluir
  28. pegei um papa capim ontem no alçapão ele tacom as penas do rabo pequena ele ta saindo de muda ?

    ResponderExcluir
  29. meu papa capim, tem 1 ano q eu estou com ele, mais nunca mudou o que posso fazer ??
    de noite coloco pra dento de casa ou pode deixar no rol

    ResponderExcluir
  30. Meu amigo bulu...tenho dois papas,um é o melhor da cidade o outro eu comprei pra ensinar a cantar igual ao meu bom! Q se chama" Toreto"o q devo fazer pra q ele aprenda a cantar? Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  31. Meu papa depois da mudas não ta cantando como era antes.o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  32. Meu pacapim est. De muda e não quer sair oq fazer meu broder?

    ResponderExcluir
  33. Quanto tempo demora a muda de penas

    ResponderExcluir
  34. Quanto tempo demora a muda de penas

    ResponderExcluir
  35. Bulu mindiz uma vitamina boa pro meu papa ele ta mudando e não canta ainda ???

    ResponderExcluir
  36. boa noite bulu meu papa capim pardo entrou em muda tem dois dias não está cantando pq antes de ele entrar em muda caiu do prego oque devo fazer só tenho um comodo pra eles e tenho um papa capim preto que fica 6 metros proximo a ele

    ResponderExcluir
  37. meu papa capim ta no no fim da muda falta so clopleta as penas do rabo,ta quieto dentro de casa e fora,o q devo fazer obg.

    ResponderExcluir
  38. Ola bulu meu papa capim entrou em muda qual o procedimento de remedio que posso procegir dou rem. De verme -ferro- e. Cálcio. estar certo a sequência.

    ResponderExcluir
  39. Meu PapaCapim, entrou e saiu de Muda, mais não mudou a cor da pena, é pardo e continuo pardo, é normal isso, ou corri o Risco de ser Fêmea??

    ResponderExcluir
  40. Olá bulu quanto tempo demora pra um papacapim entra na muda ? E o q eu faço para ele aprender a cantar viviti ?

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Olá bulu bom dia então eu só posso vermifugar
    Antes da muda.isso , e vitaminar depois que ela estiver indo embora.e Quanto,ao iodo a finalidade dele no manejo qual é?.dizem que ele faz cair é mas penas.bom dia e obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Já que o pássaro na muda tão pouco pode ouvir outro da mesma espécie, como faço pra ele pegar um canto tipo viviti ou tui tui, sempre ouvir falar que é pra por o cd de canto durante a muda pra ele aprender, isso é certo ?

    ResponderExcluir
  44. E verdade que pano preto ajuda o adiantamento da muda

    ResponderExcluir
  45. E verdade que pano preto ajuda o adiantamento da muda

    ResponderExcluir
  46. E verdade que pano preto ajuda o adiantamento da muda

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde! dei o vermifugo a minha ave e a mesma parou de cantar e esta fofa alguém sabe informar se isso e efeito do remédio?
    desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  48. Meu papacapim muda de três em três meses ou menos o que devo fazer

    ResponderExcluir
  49. Meu papacapim muda de três em três meses ou menos o que devo fazer

    ResponderExcluir
  50. Meu papa capim e pardo e estou loco pra ver ele canta oq faço

    ResponderExcluir
  51. Meu papa capim e pardo e estou loco pra ver ele canta oq faço

    ResponderExcluir
  52. Quanto tempo demora para sair da muda o papa capim?

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Eu queria saber se existe muda de bico interna

    ResponderExcluir
  55. Eu queria saber se existe muda de bico interna

    ResponderExcluir
  56. Bulu meu papacapim e pardo bico laraja coleiro quero ensinar um canto a ele tuitui por exemplo qual a hora certa para por pra ele escultar???? ou so pode por na muda???

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Boua tarde meu pacapim esta mudando eu já pegei ele mudando mas eu no mesmo dia fui arma com elee tem algunha coisa😢😢

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Tenho um pardo de papa capim ele tah entrando na muda oque eu Fasso coloco um pano preto ou deixa ele sem pano como coloca ele pra pega canto

    ResponderExcluir
  61. Eu quero saber se fale também pra fêmea o mesmo que é feito com o macho ....

    ResponderExcluir
  62. Eu segui essas dicas e meu coleirinho está secando muda e já está cntando alto e forte como o amigo bulupapacapim disse.
    Te agradeço por compartilhar conosco seu conhecimento amigo bulupapacapim.
    Raphael cunha. RJ

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  64. Tenho um coleirinho que saiu da muda e agora esta caindo novamente a peninha da cabeça dele o que pode estar acontecendo. Dei avitrim muda durante e vermifugo no final o que pode estar acontecendo? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  65. boa noite bulo,meu coleiro esta com penas feias mais esta cantando forte e ele ainda não trocou de pena esse ano,queria saber como faço para ele trocar de pena obss:ele já trocou de bico esse ano,como posso resolver esse problema de muda,ficarei grato se me responder vlw.

    ResponderExcluir
  66. boa noite eu posso dar biogold para o papacapim na muda ?????

    ResponderExcluir
  67. meu papa capim ta cantando roco na da muda oq eu devo dar a ele fora romã?

    ResponderExcluir
  68. O vídeo não fala em aminoácidos fala em cálcio ,ferro,iodo. não
    Pq na descrição fala diferente.
    Na mundança de pena.

    ResponderExcluir